domingo, 22 de janeiro de 2012

A favor ou Contra?

A rede Ex Aequo - Associação de Jovens Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros e Simpatizantes pediu nesta sexta-feira ao ministro da Educação que na revisão do estatuto do aluno consagre procedimentos disciplinares por discriminação com base na orientação sexual.

 Numa carta aberta a Nuno Crato, a que a agência Lusa teve acesso, a rede Ex Aequo alude a um estudo recente, segundo o qual 42% dos alunos inquiridos disseram já terem sido intimidados, insultados ou agredidos na escola por serem homossexuais ou bissexuais ou por serem vistos como tal. O estudo, resultado de uma parceria entre a rede Ex Aequo e o Instituto Universitário de Lisboa, mostrou ainda que 67% dos jovens inquiridos declararam já ter visto outras pessoas serem vítimas de “bullying” homofóbico, sendo que 40% das vítimas foram alunos que são ou podiam ser homossexuais ou bissexuais.
“Concluiu-se, pois, que a discriminação com base na orientação sexual está presente nas escolas portuguesas, o que nos remete novamente para a urgência de criar medidas de protecção contra a homo/transfobia e o ‘bullying’ homofóbico e transfóbico em ambiente escolar em Portugal”, assinala a rede na sua carta aberta.
Retirado de : http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/rede-ex-aequo-pede-estatuto-do-aluno-que-castigue-comportamentos-homofobicos-1529997

4 comentários:

  1. É estúpido discriminarmos uma pessoa por ter uma orientação sexual diferente da maioria...
    Para termos uma noção desta discriminação basta pensarmos se tivéssemos outra orientação sexual ou mesmo se a homossexualidade tivesse em maioria, como nos sentiríamos?

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o rui, nao podemos discriminar as outras pessoas só por não serem iguais a nós! Isso não têm mal nenhum! Elas devem ter os mesmos direitos e deveres que nós! A orientação sexual delas nao vai afectar a nossa vida em nada, logo, nao vejo motivos para estarmos contra, pois a maneira de elas serem felizes é assim e nao as podemos privar disso!!!

    ResponderEliminar
  3. Não devemos menosprezar aqueles que nos são diferentes, ainda por cima quando é um assunto que não nos diz respeito. Talvez aqueles que gozem acabem por ter mais duvidas relativamente a sua orientação sexual enquanto os outros a assumem, mesmo sabendo que a sociedade atual não respeita as diferenças.
    Um dia posso considerar - me heterossexual, e num outro dia, por algum motivo mudar a minha orientação sexual.
    Não é apenas a orientação sexual de uma qualquer pessoa que a define.

    ResponderEliminar
  4. É implessionante como em pleno seculo XXI as pessoas continua com este tipo de pensamentos e discriminções, ninguém está apto a julgar ninguém, cada um é como é e pronto. Acho bem que se criem sanções para actos de como estes.

    ResponderEliminar