domingo, 22 de janeiro de 2012

Como alunos, qual a vossa opinião?

O Centro Avançado de Sexualidades e Afectos vai propor a criação de uma disciplina obrigatória de Educação Sexual para todos os graus de ensino, no âmbito da reforma curricular do Ensino Básico e Secundário, que está em consulta pública.

(..) «Quanto mais informação e formação nós dermos às nossas crianças e jovens na área da sexualidade, muito mais tarde eles começam a sua actividade e têm muito menos comportamentos de risco», sustentou Manuel Damas.

Em causa, a proposta de reforma curricular do Ensino Básico e Secundário apresentada pelo Ministério da Educação e Ciência, que está em consulta pública até 31 de Janeiro, e que deixa de fora a disciplina de Formação Cívica, que, entre outras matérias, incluía a Educação Sexual.

No âmbito da discussão pública, o CASA pretende propor a criação de uma disciplina de Educação Sexual que seja obrigatória a todos os graus de ensino, «com avaliação e com um tronco curricular comum de temas, noções e conceitos a abordar, aprofundado consoante o aumento da faixa etária».


«O que acontece é que temas como a violência doméstica, o HIV/SIDA, a virgindade ou a sexualidade e os afectos deixam de ser abordados numa altura em que as estatísticas da violência doméstica em Portugal estão a aumentar, as estatísticas da prevalência de HIV/SIDA em Portugal estão a aumentar».

Para ler o artigo completo: http://www.tvi24.iol.pt/

2 comentários:

  1. A minha opinião sobre este assunto é muito simples: concordo com a criação da disciplina, mas acho que não deve ser mais que 45 minutos por semana, porque sempre a falar da mesma coisa aborrece... É certo que é uma mais valia começar a ter esta disciplina logo no princípio da adolescência, pois minimiza alguns riscos que não são necessários correr!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Rui, tudo o o que é em excesso enjoa.
    É importante informar/alertar os alunos para todos os temas relacionados com a sexualidade, devendo sempre apresentar as situações de maneira diferente e criativa de modo a cativar os alunos.

    ResponderEliminar