domingo, 29 de janeiro de 2012

Temos que dizer sempre NÃO a encontros com pessoas apenas conhecidas no Facebook!


Conhecendo os alunos/adolescentes todos os perigos da internet e das redes sociais, porque é que acham que estas situações continuam a acontecer?

Uma adolescente de 14 anos foi seduzida, repetidamente violada e vítima de inúmeras agressões físicas e psicológicas, após encontro com homem de 22 anos, que conheceu na rede social Facebook.
 A  menor terá sido, a partir de então, continuadamente ameaçada com a divulgação dos actos e, assim, forçada a outros encontros e à prática de novos actos sexuais. O homem obrigou ainda a vítima à divulgação da sua palavra-passe do Facebook, a quem terá alterado o perfil, filmando-a em práticas sexuais, exigindo-lhe a cedência de fotografia desnudada e para a ameaçar de revelar naquela rede social na Internet todos os actos a que a coagira a praticar.
Para ler a notícia completa: http://www.publico.pt/Local/menor-seduzida-e-violada-apos-encontro-marcado-no-facebook--1530599
Notícia de 25 de Janeiro de 2012

6 comentários:

  1. Será que vocês seriam capazes que participar num encontro com alguém que conheceram no Facebook?
    Reconhecem os perigos a que estariam sujeitos?

    ResponderEliminar
  2. Nunca me iria encontrar com alguém que nao conhecia de lado nenhum! Aliás no facebook só falo com pessoas que conheço e se alguma mete conversa comigo muitas vezes tiro-a logo dos amigos :S em relação a essas coisas coisas estou bastante á vontade e tenho noção dos perigos. Nao podemos falar com pessoas que nao conhecemos de lado nenhum e ainda por cima as pessoas podem (e é o mais certo) disserem que sao uma pessoa e depois sao outra...Quando alguém que não conhecemos mete conversa connosco nunca sabemos quem é, porque no seu perfil pode dizer que é um rapaz/rapariga da nossa idade e pode ser um pedófilo! Nunca devemos revelar os nossos dados!! (morada, nº de telemovel, todos os dados pessoais desde os mais simples ao mais complexos)

    ResponderEliminar
  3. Nunca seria capaz de participar num encontro com alguém que conheci no facebook. Para mim o facebook é apenas uma rede social de interacção entre utilizadores e essa rede apenas poderia ser um meio de conhecimento entre pessoas, não um meio para combinar encontros pessoa a pessoa, pois existem sempre elevados riscos, que podem comprometer um ou mais users!

    ResponderEliminar
  4. Eu não seria capaz de me encontrar com alguém que conhecesse no facebook, mas ha muitos adolescentes que o fazem. Mas na minha opinião quem o faz é muito irresponsável, nos adolescentes em casa, na escola e pela televisão somos muito informados sobre estes perigos. Eu falo por mim quando me fazem pedidos de amizade e são pessoas que eu nunca os vi na vida eu não aceito. Tem que se ter muita consciência sobre os perigos da internet.
    Inês Santos 10ºB

    ResponderEliminar
  5. Eu, tal como todos os que já se manifestaram acerca do assunto, também não seria capaz de me encontrar com alguém que apenas tivesse conhecido pelo facebook ou outra rede social.Uma vez que, nunca sabemos quem realmente está do outro lado.
    Podemos correr diversos riscos mesmo sem falarmos com determinada pessoa que nos é desconhecida, quanto mais se começarmos a fala.r com tal pessoa

    ResponderEliminar
  6. Dizer que nunca nos vai acontecer a nós é errado. Tenhamos 14, 15 ou 18, estamos sempre sujeitos a estes perigos. Qualquer pessoa se pode passar pela nossa melhor amiga ou por um familiar nosso sem nós termos a menor ideia. Há que ter cuidado em relação a situações como estas, e especialmente não manter contacto com pessoas que não conhecemos.

    ResponderEliminar