terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Mais de 70% de alunos homossexuais vítimas de “bullying” nas escolas

De acordo com notícia no Jornal Público de dia 8.12.2011, as Nações Unidas revelaram que mais de 70% dos alunos homossexuais dizem ser vítima de “bullying” nas escolas.
À frente dos esforços da ONU está a Agência para a Educação e Cultura (UNESCO), cujo director em Nova Iorque, Philippe Kridelka, afirmou que as vítimas de assédio homofóbico apresentam maiores taxas de abandono escolar e que este é “um dos maiores factores que levam ao suicídio entre os jovens”.

Por causa da orientação sexual ou identidade de género, jovens “são frequentemente sujeitos a violência dentro de escolas e universidades”, o que “viola o direito à Educação e a um ambiente de aprendizagem são”.

Em muitos países da OCDE, a percentagem de alunos gay que dizem ser vítimas de assédio homofóbico supera os 70%, “nalguns 90%”, disse Kridelka. “As consequências podem ser desastrosas para os indivíduos e para a sociedade”, afirmou.

Qual é a vossa opinião sobre este tema? E a nossa escola é tolerante ou acham que existem vítimas deste tipo de bulling?

Consultar notícia completa: Jornal Público

6 comentários:

  1. Penso que discriminar jovens pela sua orientação sexual é uma estupidez. Isto de agredir (nos dois sentidos) e de julgar os outros pelas suas decisões, aparência e princípios é completamente insensato!
    Na nossa comunidade escolar existe maioria de pessoas tolerantes a este assunto. De vez em quando, lá acontece um caso ou outro de bulling, mas nada que não esteja controlado pelos competentes!
    Muito resumidamente, acho que não devemos ser discriminados por termos uma orientação sexual fora do comum!
    Aproveito para deixar aqui um link de um video do Bruno Nogueira (com bolinha vermelha) que retrata bem o que aconteceria se a orientação sexual predominante fosse a homossexual: (vejam a partir do minuto 5.32) http://www.youtube.com/watch?v=S1WliWyMANo&feature=related

    ResponderEliminar
  2. Boa sugestão Rui. Descreve bem o preconceito!E sim, cuidado com bolinha vermelha! :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Discriminar alguém por ser diferente, e pensar que se é superior a essa pessoa não está correto. Pois muitas vezes verifica - se o oposto.
    Devemos respeitar os outros para sermos respeitados.
    Quando algo não é de nosso agrado não devemos partir para a violência, nem mesmo para a discussão.Devemos sim respeitar, e se for algo que aos nossos olhos esteja a prejudicar a pessoa em casa devemos tentar mostrar - lhe sem influenciar as escolhas dessa pessoa.
    Cada um é como é, se todos fossemos iguais, não tinha piada!

    ResponderEliminar
  4. "Cada um é como é, se todos fossemos iguais, não tinha piada!"- a questão é mesmo essa! A diferença dos outros provoca a risada nos que se acham superiores e melhores!
    E vocês Rui e Rita, nunca se riram de nenhum gesto ou manifestação de colegas vossos com outra orientação sexual tenham feito?

    ResponderEliminar
  5. Já, sou sincero, e percebi que errei!

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que discriminar os nossos colegas por terem uma orientação sexual diferente da nossoa é um ato de falta de respeito de civismo. Somos todos iguais, não interessa que gostamos de homens ou de mulheres, somos humanos e temos sentimentos. Temos que nos colocar no papel do nosso colega, pois se fosse connosco não iriamos gostar.

    ResponderEliminar